*Artigo publicado originalmente em 29/05/2020.

A implementação de um sistema de entrega de comidas no seu restaurante pode ser uma maneira de diversificar as receitas do seu negócio. Neste artigo, explicamos as principais etapas de como montar um delivery de comida.

Listamos como montar um delivery de comida

Do preparo do prato à mesa do cliente o caminho pode ter ficado mais longo. E isso não é porque o salão do restaurante aumentou, mas porque o movimento de comida entregue em domicílio tem conquistado mais espaço na rotina do consumidor.

Esta tendência, inclusive, consolida-se em cifras. Uma pesquisa do Instituto Food Service aponta que os gastos do brasileiro com delivery alcançaram mais de R$ 40 milhões em 2021 –um aumento de 24% em relação ao ano anterior–, com uma média de gastos de R$ 18,22 pelos consumidores. Embora o número pareça ter sido impulsionado pela pandemia de COVID-19, muita gente pretende manter a prática de pedir comida para receber em casa. 

Para quem já tem um restaurante, começar uma operação de delivery pode parecer complexa, já que especialistas recomendam que ela deva ser encarada como “um negócio a parte dentro do restaurante“; no entanto, se a estratégia de delivery for feita pouco a pouco, começando em alguns bairros e se expandindo para outros, pode ser mais fácil para ganhar familiaridade com o setor.

Pensando nisso, listamos algumas dicas sobre como montar um delivery de comida para ajudar a sua empresa na criação de uma operação de entrega.

1. Defina o tipo de entrega

Uma coisa é finalizar um prato e levá-lo para uma mesa; outra coisa é montar um prato e despachá-lo para quilômetros de distância da cozinha do restaurante. Nesse trajeto, a comida pode esfriar, a embalagem pode romper e os ingredientes se misturarem.

Para quem ainda não sabe como montar um delivery de comida, estudar como funciona o sistema de entregas, portanto, é uma etapa importantíssima da operação. 

Existem duas maneiras comuns de organizar a entrega de comida: contratando um aplicativo de delivery de comida ou criando um serviço próprio de entrega. A seguir, explicamos com mais detalhes as diferentes opções de entregas para restaurantes.

Usando aplicativos de delivery de comida

A maneira mais fácil de entender como funciona um aplicativo de delivery de comida é pensar no conceito de marketplace: uma plataforma que oferece diversas marcas para que o cliente segmente sua busca segundo diferentes critérios.

Para o restaurante entregar por um desses aplicativos, é necessário selecionar a empresa fornecedora, escolher um dos planos disponíveis e depois criar o cardápio online.

O ponto positivo dessas ferramentas é que elas se encarregam do marketing, do fluxo de usuários, do pagamento e das entregas, dependendo do plano escolhido. Já o contraponto é que elas cobram tarifas e comissões que podem ser altas para o seu negócio.

Como montar um delivery de comida com estrutura própria

É possível criar sua própria estrutura de delivery ao contratar entregadores para fazer parte da sua equipe, contar com motoboys em sistema de freelancer para atender conforme a demanda ou então buscar uma empresa de entregas terceirizada.

Para montar o setor de entregas da sua empresa, vale a pena considerar o uso de um sistema de delivery que organize a operação em tarefas como atendimento ao cliente, preparação do pedido, otimização de rotas e agrupamento de pedidos.

2. Adapte o cardápio

É importante saber que nem tudo que está no cardápio do seu restaurante deve ir para delivery. E por quê? Muitos pratos não funcionam na modalidade de entrega, porque chegam na casa do cliente murchos, frios ou desmontados, prejudicando a qualidade do produto.

Considere criar pratos que suportem o tempo de transporte até o endereço do cliente –ou que pelo menos sejam enviados pré-prontos para ele finalizar.

Ao definir um cardápio para venda online, leve em conta esses pontos: 

  • Pesquise o que seus concorrentes estão vendendo.
  • Pense em produtos que destaquem o seu restaurante.
  • Liste quais são os seus pratos mais vendidos.
  • Verifique quais desses pratos poderiam aguentar o transporte.
  • Analise qual sua capacidade de produção para não comprometer o envio.

Uma outra maneira de ter insights para o seu cardápio é utilizar as informações fornecidas pelo seu sistema para restaurante. Cheque as matérias-primas disponíveis e crie receitas com base nos alimentos que possui.

Aliás, se ainda não automatizou o seu inventário, é aconselhável fazer isso o quanto antes. Ao realizar controle do estoque de forma regular, você tem melhor visibilidade da entrada e saída de produtos e do vencimento dos alimentos. Além disso, sabe o momento certo de fazer novas compras e não desperdiça produtos.

Confira opções de sistemas de controle de estoque

Já para definir o preço dos pratos, você pode usar o seu programa para custo de alimentos para ajudar a encontrar um valor justo, administrar o custo do menu e maximizar sua margem de lucro.

Tenha sempre em mente que manter um cardápio longo exige um estoque grande. Se você não quer assumir esse gasto, então mantenha o menu enxuto.

3. Seja didático

Quando se trata de delivery para restaurantes, você também deve ser proativo para instruir o público sobre o consumo do pedido. O prato que você está entregando deve ser consumido imediatamente ou é necessário aquecer? Se pode ser aquecido, é possível fazê-lo na embalagem? Avise-o para que o cliente tenha a melhor experiência possível.

4. Busque parcerias comerciais

Entre as sugestões de como montar um delivery de comida, também é necessário olhar para os bastidores da cozinha. Bons fornecedores são imprescindíveis para os restaurantes oferecerem boa comida –e bons serviços, claro. Na hora de escolher os seus parceiros comerciais, pode ser benéfico levar em conta os seguintes pontos: 

  • Pesquise a reputação da empresa (softwares de verificação de antecedentes podem ajudar nessa etapa).
  • Peça certificados de procedência e de órgãos de vigilância sanitária.
  • Analise a capacidade de entrega de produtos para atender a sua demanda.
  • Busque preço justo com garantia de qualidade.
  • Teste os possíveis fornecedores para ver se mantêm um mesmo padrão de serviço e atendimento.

No segmento de restaurante, pode ser importante ter mais de um fornecedor, com foco no que cada um pode oferecer de melhor.

Isso vale também para um mesmo tipo de matéria-prima. Idealmente, você deveria ter sempre um plano B para fornecedores. Se eventualmente faltar algum produto vendido pelo seu fornecedor principal, o serviço não deveria ser interrompido por causa disso.

5. Invista em boas embalagens

No delivery para restaurantes, há grande preocupação com a embalagem. Esse item não só vai proteger e manter a qualidade da comida, como também vai garantir a experiência do cliente.

Por exemplo, se seu restaurante também vende coquetel por delivery, a embalagem é fundamental para que o produto chegue intacto e possa ser degustado pelo cliente. Nesse caso, será preciso investir em garrafas com lacre ou sacos a vácuo para proteger os ingredientes.

Atualmente, muitos consumidores privilegiam a sustentabilidade e podem se preocupar com a origem da embalagem. Se sua marca abraça causas sustentáveis, tenha esse fator em mente quando for selecionar fornecedores.

6. Escolha a opção de pagamento mais conveniente 

Oferecer várias modalidades de pagamento disponíveis no mercado pode levar seu restaurante a ampliar a clientela. Há diversos novos métodos por aí, fique de olho neles para poder agregar tecnologias inovadoras na sua operação.

Embora o ideal seja fornecer a maior quantidade de opções disponíveis, altos custos de transação podem fazer com que isso seja inviável. Portanto, investigue quais são os métodos que seus clientes mais utilizam e quais têm melhor aderência à sua empresa.

Dica: Com diferentes meios de pagamentos disponíveis no mercado, é importante conhecer quais são as opções preferidas da sua audiência. Utilizar ferramentas de pesquisa de mercado é uma maneira de colher dados e entender a preferência dos seus clientes. 

Abaixo, confira uma lista dos métodos de pagamentos mais comuns usados atualmente no delivery para restaurantes:

PIX

O PIX foi lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil e, com apenas seis meses desde seu lançamento, 76% dos usuários entrevistados pelo Capterra já possuíam uma alta confiança no sistema de pagamento. 

Ele permite fazer transferências e pagamentos entre pessoas físicas e jurídicas de forma instantânea. Para os negócios, a vantagem é a rapidez no recebimento do dinheiro e os baixos custos de operação, além da quantidade de usuários ativos no sistema: mais de 100 milhões de pessoas.

Cartão de crédito e débito

O pagamento por cartão de crédito e débito pode ser feito de duas maneiras: por meio de sistemas de pagamento no site ou então por maquininhas.

Se for contratar máquinas portáteis para seus clientes pagarem na entrega, considere as que oferecem funcionalidades adaptadas ao celular –assim o consumidor pode usar uma carteira digital para concluir a transação.

Também considere adquirir uma maquininha que esteja habilitada para transações por meio de vale-refeição. Muitos clientes fazem pedidos quando estão no escritório e preferem pagar usando esse benefício.

Carteira digital

As carteiras digitais permitem transferências online intermediadas por um serviço de pagamento eletrônico. 

Neste modelo não é necessário adquirir uma maquininha, pois a transação é intermediada por um celular ou tablet. PayPal, PagSeguro, Bepay, Mercado Pago e Pic Pay são algumas das empresas que oferecem esse serviço no mercado brasileiro.

A vantagem é que as taxas costumam ser menores do que aquelas cobradas pelas operadoras das maquininhas. Com isso, muitas dessas empresas de carteira digital conseguem oferecer benefícios aos clientes (desconto ou cashback) como estratégia de fidelização.

Via aplicativos de entregas

Os aplicativos de entrega oferecem planos que incluem receber o pagamento e repassar ao restaurante.

Quando você contrata os aplicativos para esta modalidade, no geral se acresce como taxa uma porcentagem em cima do valor do produto. Além disso, o repasse não é imediato: há um prazo para que ele ocorra.

Pagamento com dinheiro

O pagamento em dinheiro ainda é um dos métodos mais democráticos de pagamento, considerando que mais de 16 milhões de brasileiros não possuem conta bancária –por isso é importante continuar a oferecer essa modalidade mesmo com o surgimento de novas maneiras de pagar.

Ao selecionar a opção do pagamento em dinheiro, oriente seus clientes a comunicar se precisam de troco, o que facilita para não haver desencontros quando o entregador for levar o pedido.

7. Seja informativo

Imagine um consumidor que é muito fã da sua pizzaria. O quão frustrado ele ficaria ao tentar pedir uma margherita por delivery em uma segunda e, depois de ligar, descobrir que ao contrário do que está no Google você não entrega mais neste dia.

Não adianta seu restaurante explorar as vendas online, mas decepcionar o consumidor porque tem informações desencontradas. Portanto, seja útil e entregue o que ele busca –não somente em produto, mas também em serviço.

Em todos os canais que estiver presente, mantenha atualizados os dados do seu negócio. Isso conta muito no delivery para restaurantes. Certifique-se de ter em dia: 

  • Horários e dias de funcionamento.
  • Número de telefone para contato.
  • Métodos de funcionamento (se dispõe de refeição no local, delivery ou take away).
  • Formas de pagamento disponíveis.
  • Identificação do modelo de delivery (se é por aplicativo ou por site próprio).
  • Área de cobertura da entrega.

Os restaurantes podem criar um “Perfil da Empresa” no Google (antigamente, o serviço se chamava Google Meu Negócio), que é uma ferramenta para gerenciar como as informações da empresa aparecem no buscador. Afinal, os resultados de busca são, muitas vezes, o primeiro contato dos clientes com um restaurante. A plataforma permite informar se o restaurante realiza entregas e se é possível fazer pedidos para viagem, por exemplo.

8. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais servem de canal para promover ações promocionais, podendo ajudar a impulsionar o consumo e a fidelização do seu restaurante. Independentemente se sua operação é física ou online, as mídias sociais podem ajudar a trazer visibilidade à sua empresa.

Plataformas como Facebook, Tik Tok e Instagram são muito visuais, portanto aproveite essa abordagem para publicar fotos e vídeos dos seus pratos. Faça com que os consumidores fiquem com vontade de consumi-los.

Se quiser tirar o máximo dessas ferramentas, utilize softwares de marketing de redes sociais para automatizar campanhas online e conhecer melhor seus seguidores. Você pode ter ideias para ações futuras com os insights gerados por relatórios dessas plataformas.

Outro truque que você deve investir é no uso de hashtags nos seus posts. Elas podem aumentar a visibilidade das suas publicações e maximizar a voz da sua marca.

Uma vez nas redes sociais, não descuide da imagem da sua marca. Sempre responda os comentários e avaliações –mesmo as negativas– para manter o engajamento com o cliente.

Os feedbacks deixados nas redes sociais costumam ser um excelente termômetro sobre o seu serviço ou produto. É importante estar atento às opiniões para saber o que pode melhorar.

Conclusão

Agora que você já sabe a parte prática de como montar um delivery de comida, não se esqueça de avaliar cada passo que você der em relação à entrega de comidas para saber se vale a pena ou não continuar investindo nessa modalidade de operação.

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